HISTÓRIA



HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO LUIS ORIONE

Nos fortes anos de missão do norte goiano, hoje Tocantins, foram muitos os desbravadores da fé, que empunhando a mensagem do evangelho, inspirados em Dom Orione, cujo carisma e essência transcendia à caridade, lavraram uma nova história de vida iluminada pelos valores divinos da justiça, do amor, da paz e do serviço ao próximo.

         O começo da história em Palmas tem seus momentos marcantes, pois às vésperas da festa de São José em março de 1992, Pe. Antônio Dalmasso e o Pe. Henrico Zardone, atendendo um pedido do Provincial, Pe. Antônio Lemos, veio implantar a Comunidade Dom Orione, na época pertencente à Paróquia São José. Foram muitos anos de busca, luta, desprendimento, ardor missionário e força de vontade para iniciar a tão sonhada obra orionita na mais nova Capital do País. Após 40 dias da sua chegada conseguiu a doação de um terreno de 6.670m², na ARSE 91,  para a construção da igreja, pois as várias comunidades circunvizinhas sentiam a necessidade de uma integração mais profunda, sendo que a primeira missa foi celebrada à sombra de uma árvore.

         Foram muitas as dificuldades enfrentadas, a falta de infra-estrutura, os raros recursos disponíveis e uma população itinerante, dentre outros fatores, mas a Divina Providência estava sempre presente e com a intercessão de Dom Orione a Comunidade cresceu, cresceu, daí vieram outros Padres que contribuíram ainda mais para o desenvolvimento das atividades religiosas e comunitárias, foi criado o Centro Comunitário para atender as crianças, com o oratório festivo, atendimento pedagógico, social e espiritual, recreação, catequese e outras atividades pastorais.  

         No ano de 1996, assume a Comunidade o Pe. Giovanni Galaverna, havendo uma reestruturação dos trabalhos pastorais, formando também a Comunidade Religiosa quando veio o Clérigo Vanderlei e Salvador. O Pe. Luiz Carreiro enobreceu a Comunidade por um curto período com a sua gentil presença acolhedora. Em janeiro de 1997, chega Pe. Mário Scalco e um novo vigor nas atividades já desenvolvidas foi acrescentado, criando o reforço escolar, o que alavancou  e enobreceu ainda mais o Centro Comunitário. Passaram por aqui diversos clérigos e irmãos como: Altamiro, Adriano, Paulo, Nivaldo, Giuvam, Messias, Martiniano, Jailtom e atualmente se encontra em nosso meio o Ir.Vítor Hugo.

         Em fevereiro de 2001 chega à Comunidade o Pe. Geraldo Dionízio Bazílio para reordenar os trabalhos e fomentar a ação evangelizadora, por sua vez o crescimento da Capital, concomitantemente das Comunidades, já era bastante avançado o que levou à criação da primeira Paróquia cujo nome levaria o nome do Fundador da Pequena Obra da Divina Providência: Dom Orione. Em 04 de novembro de 2001, Dom Alberto Taveira em celebração solene, instala a mais nova Paróquia do Brasil: Paróquia Dom Orione, tendo como seu primeiro Pároco o Pe. Dionízio. Em 16 de maio de 2004, a família orionita celebra uma grandiosa conquista: a canonização de Dom Orione, cabendo enfatizar que durante a solenidade presidida por João Paulo II, as milhares de pessoas presentes ouviam o Papa reforçar o lema de ação de Dom Orione: “Só a caridade salvará o mundo”.
        
         Diante de tantos desafios a caminhada como Paróquia fortaleceu a integração e a missão nas diversas Comunidades a ela pertencentes como: Comunidade Imaculado Coração de Maria, Comunidade Sagrada Família, Comunidade São João Batista e Comunidade Nossa Senhora da Conceição. Muitas atividades foram realizadas, inclusive tornando-se tradição em nosso meio como é o caso do I, II, III, IV, V e VI Orione Fest,  a Encenação da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, a cada ano aumentando sua exuberância e estrutura,  as festas Juninas e festas de Padroeiro, bem como a coroação de Nossa Senhora. A missão continua, o serviço é muito maior, a Paróquia ganha outro presente: a vinda do Pe. José Maria que o pouco tempo em que esteve conosco teve que se ausentar para aprimoramento pessoal e espiritual no Rio de Janeiro. Para compensar essa falta, a Paróquia foi agraciada com a presença do Pe. José Vicente que com muito zelo realiza as atividades a ele confiadas.

         Hoje no V ano de aniversário, a Paróquia se dá as mãos e comemora o grande presente da  Pequena Obra da Divina Providência: Dom Orione como Padroeiro, Cristo como cabeça da Igreja, as Comunidades como membros e os Padres Orionitas como servidores e evangelizadores do maior amor: o amor de Deus por nós. A jornada é longa, árdua, contínua e só está começando, mas servir é reinar e reinar é servir e como já dizia Dom Orione: Ave Maria e Avante!!!!!!!!!!! 

Palmas, 04 de novembro de 2006

(Texto escrito pelo Pe. Dionizio ex-paroco)